tag:blogger.com,1999:blog-3400284088224527842.post6325878187676535776..comments2022-03-24T17:01:49.044+00:00Comments on Avenida da Liberdade: Última novidade portuguesa: o Hipopótamo BrancoAvenida da Liberdadehttp://www.blogger.com/profile/04717591086768358264noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-3400284088224527842.post-25765827323638795132014-11-28T16:52:00.588+00:002014-11-28T16:52:00.588+00:00Foi hoje divulgada online a PDA (“Proposta de Defi...Foi hoje divulgada online a PDA (“Proposta de Definição de Âmbito”) do EIA do TERMINAL DE CONTENTORES DO BARREIRO. O documento com 95 páginas está on-line para download neste endereço: http://siaia.apambiente.pt/PDA2.aspx?ID=186Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3400284088224527842.post-64622488076654289802014-11-16T21:44:51.644+00:002014-11-16T21:44:51.644+00:00Carissimos,
Não tendo os Vossos conhecimentos técn...Carissimos,<br />Não tendo os Vossos conhecimentos técnicos e já tendo morado próximo de ambas as zonas de Lisboa, acho dificil ampliar Alcântara sem modificar em alguma coisa os acessos. No entanto, parece-me que o terminal de Santa Apolónia tem todas as condições e mesmo com modificações minimas nos acessos para aumentar o débito de mercadorias. Também não percebo porque é que se vai fazer algo totalmente novo na Margem Sul to Tejo, se por exemplo Setúbal não seria uma hipótese? <br />Abraço a Ambos e Obrigado pela partilha pois aprendi coisas novas:)Nelson Mendeshttps://www.blogger.com/profile/06751283923432262485noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3400284088224527842.post-65327299529673106302014-11-16T19:03:59.906+00:002014-11-16T19:03:59.906+00:00Para ser rigoroso, eu não colocaria a questão do e...Para ser rigoroso, eu não colocaria a questão do eventual terminal de contentores do Barreiro ao mesmo nível do que poderia ser um Termial de Contentores na Cova do Vapor/Trafaria, pela simples razão de que não são alternativas do mesmo campeonato.<br />Com isto, quero dizer que a primeira opção a fazer deveria ser entre um terminal de contentores de águas profundas, permitindo a concorrência com o Terminal XXI de Sines (se houver interessados, como penso que haverá) e um terminal para navios de pequeno calado.<br />No 1º caso (Terminal de águas profundas), a alternativa ao actual Terminal XXI poderá ser ou a Cova do Vapor/Trafaria, no estuário do Tejo, ou o futuro Terminal Vasco da Gama, em Sines, se a APSines resolver o problema do monopólio da PSA.<br />No 2º caso, tratando-se de um "pequeno" terminal, orientado para servir a Grande Lisboal, região que já dispõe de 2 bons terminais na margem direita do Tejo, ambos ampliáveis, como se viu na sessão do passado dia 4 na OE (e que contou com a sábia deserção do SET Sérgio Monteiro, para não ser confrontado com a realidade, o que é uma forma inédita de ouvir a sociedade civil), temos de ter em conta que já existe o porto de Setúbal, que tem boas acessibilidades rodo e ferroviária, para servir toda a península de Setúbal e até o norte de Lisboa, sem interferir com o trânsito no centro da cidade.<br />O Barreiro tem, de facto, 2 problemas sérios para resolver (o nível de desemprego na região e os terrenos da Quimiparque/Parpública), mas não deve ser à custa do contribuinte que tal se resolve. <br />O estender da bitola europeia desde o Poceirão até ao Barreiro seria extremamente fácil e barato e permitiria criar muitos postos de trabalho sustentável,ressuscitando o Grupo Oficinal do Barreiro e fazendo aí a manutenção e a adaptação do material circulante da nova bitola, em vez de ter de o fazer em Espanha. Mas, como já percebemos, o Poceirão-Caia ainda não entrou na mente deste "secretário de estado dos Transportes", que não parece pertencer ao mesmo Governo que lançou o "Compromisso Verde", onde consta claramente a prioridade para a ferrovia nos transportes de médio e longo curso. LCSLuís Silvahttps://www.blogger.com/profile/10013919824260409281noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3400284088224527842.post-62783349639619332862014-11-16T18:20:42.451+00:002014-11-16T18:20:42.451+00:00A côr do 'Hipopótamo' pode não ser branca....A côr do 'Hipopótamo' pode não ser branca...estive também presente no debate da Ordem dos Engenheiros no passado dia 4 apesar de não ser engenheiro. Ouvi com atenção os intervenientes e saliento que as intervenções públicas dos Engenheiros especialistas na matéria foram todas na linha da 'corrente' que mais se opõe à localização Barreiro. Há, contudo, Engenheiros que estavam presentes com outra perspectiva e que não concordam com tudo o que foi dito pelos primeiros.<br />Ouvi na plateia alguns argumentos ‘a contrario’ sobre a localização Barreiro versus Trafaria, sobre as vantagens e inconvenientes de uma e de outra e há quem avance com outros factos relevantes mas diferentes dos que ouvi, tais como, por exemplo, a questão ambiental sobre os resíduos, segmentos e lodos do local previsto para o Terminal do Barreiro, bem como sobre as dragagens do canal de acesso para o novo Terminal que não é mais do que ‘aprofundar’ o já hoje existente para acesso ao terminal da Tanquipor, actualmente em operação regular.<br />Ou seja, será muito útil ‘chamar’ todos ao debate deste tema, porque só assim podemos ‘perceber’ se há ou não razão para se incentivar este Novo terminal ou insistir na Trafaria que a Câmara de Almada não querANTÓNIO MOCHOnoreply@blogger.com