sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Um Herói e um Santo


Não vale a pena dizer que há santos, se não considerarmos Mandela um Santo.

Um Santo e um Santo Milagroso. O que pode ser dito da forma como conseguiu, pela força do seu carisma, transformar um país racialmente dividido da forma mais perniciosa, numa nação multirracial onde pode haver lugar para todos?

Antes de Mandela, a solução à vista para a África do Sul passava ou por uma guerra incivil entre brancos e negros, ou por essa guerra antes ou depois de os brancos criarem o seu próprio bastião territorial, para o que ainda tinham exército e força.

Depois de Mandela, aquilo que antes parecia impossível tornou-se a realidade dominante. É um milagre ou não?

Nunca fui dos que achavam a África do Sul branca uma entidade diabólica: bem entendo esses brancos, que lutaram contra os Ingleses para ter o seu próprio país, construíram uma nação forte e poderosa na qual viviam bem e tinham as suas vidas enraizadas, e olhavam com horror para a África pós-colonial e para o desastre em que ela se tornou.

Esses brancos não eram europeus imigrados, eram africanos, tanto como os negros, e bem sabiam que no dia em que a «sua» nação colapsasse o destino seria o de vaguear por esse mundo, sem uma casa a que pudessem chamar sua.

Viviam, aliás, numa sociedade que para os brancos era livre e democrática.

Mas como é evidente, a tribo branca sul-africana teria de entender que 3 milhões de sul-africanos não podiam eternamente impor as suas soluções a 20 milhões de sul-africanos negros.

A verdade, também, é que sem De Klerk, o Presidente branco, talvez todo o carisma de Mandela não tivesse chegado para fazer um milagre.

Por isso, também De Klerk recebeu o Nobel da Paz.

Mas a verdade é que, se o perdedor era De Klerk, o vencedor é que tinha contas a ajustar e uma vida de prisão para ressarcir. A imensa grandeza de Mandela permitiu-lhe ser maior que as circunstâncias, ultrapassar rancores e animosidades pessoais, perseverar e vencer a batalha da sua vida, que era a batalha do povo Sul-Africano.

Como disse alguém, Nelson Mandela permitiu-nos voltar a ter esperança na bondade dos seres humanos. Já não é pequeno milagre.


1 comentário:

Bruno D. disse...

http://www.thetruthaboutsouthafrica.com/2013/06/saint-mandelas-on-way-out.html

http://www.thetruthaboutsouthafrica.com/p/white-genocide-in-south-africa.html