quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Toca o alarme e ninguém ouve

 

Saiu, anteontem, o Economic Insight do Commerzbank, sobre Portugal. As observações dos economistas deste influente banco alemão foram suficientemente tratadas pela imprensa portuguesa, também anteontem, como foi, pelo menos, o caso do: 
Jornal de Negócios: Commerzbank: Políticas do Governo podem ameaçar dívida e competitividade
Diário de Notícias: Commerzbank avisa: Políticas de Costa e Centeno podem fazer subir dívida
Observador: Commerzbank: “Portugal é a nova criança problemática” da zona euro
É útil ler cada uma destas notícias para entender bem aquilo que está em causa e os pontos principais de preocupação para estes analista externos.
 
Atentemos somente no lead do relatório, isto é, o parágrafo inicial de síntese (tradução minha):
Portugal: A nova velha criança problemática
O novo governo de esquerda de Portugal fez uma mudança fundamental na política. Como resultado, a dívida pública pode subir ainda mais e a competitividade do país pode deteriorar-se mais uma vez. Dito isto, é questionável por quanto tempo mais o governo irá continuar este curso; uma deterioração mais acentuada da situação orçamental implica o risco de que a última agência de notação diminua também o rating de Portugal para o nível de lixo no fim de Abril e, portanto, que o BCE já não possa comprar quaisquer títulos portugueses sem um novo programa de resgate. Portugal estaria, então, em risco de encontrar-se numa posição semelhante à da Grécia no último Verão. E o novo Presidente da República, a eleger em breve, poderia também parar o governo.
Lido isto, o que surpreende? 
 
Surpreende que, ao fim de dois dias sobre a apreciação do banco alemão, ainda ninguém tenha perguntado aos candidatos presidenciais sobre se, a confirmarem-se as razões desta advertência, parariam, ou não, parariam o governo. Isto é, deixam a casa arder? Ou agem antes?
 
Por que não fazem a pergunta? Que diabo! Isto é, ou não é, uma campanha eleitoral?
 

1 comentário:

Augusto Küttner disse...

Nunca aprendemos e vamos levar um raspanete da Frau Merkel, como a Grecia, mas Sampaio da Nóvoa irá tudo resolver e tão, tão bem a partir de 2ª feira, como PR, que vamos ficar ricos e de esquerda!!!!!!!