Evolução das sondagens em França
(1ª volta das eleições presidenciais 2017)
|
De França, vem uma aparente novidade contra-corrente: as sondagens acertam!
Os resultados eleitorais desta 1.ª volta das eleições presidenciais francesas não tiveram qualquer surpresa face ao que as últimas sondagens já indicavam, com o decorrer da campanha, e as projecções logo apontaram, ao fecho das urnas. Um facto que merece ainda maior realce, se levarmos em conta a significativa alteração de dados de ponderação e análise, pela “débacle” de partidos tradicionais e a emergência de significativos factores novos.
É um gosto confirmá-lo pela comparação da última sondagem IPSOS (sond.) no fim da campanha, com a primeira projecção IPSOS da noite eleitoral (proj.) e com os resultados finais completos, aqui apresentados pelo Le Monde (res.).
Assim:
- Emmanuel MACRON (sond. 24%; proj. 23,9%; res. 24,01%)
- Marine LE PEN (sond. 22%; proj. 21,7%; res. 21,30%)
- François FILLON (sond. 19%; proj. 20,0%; res. 20,01%)
- Jean-Luc MÉLENCHON (sond. 19%; proj. 19,2%; res. 19,58%)
- Benoît HAMON (sond. 7,5%; proj. 6,3%; res. 6,36%)
- Nicolas DUPONT-AIGNAN (sond. 4%; proj. 4,8%; res. 4.70%)
Os mais estudiosos poderão verificar como as sondagens e projecções acertaram até quanto aos candidatos com votações mais baixas. E podem analisar toda a evolução numa exaustiva página Wikipédia. Limpinho, limpinho!
2 comentários:
Agora é necessário que Le Pen não ganhe a 7 de Maio!!!!!!!!!!!!!!!
E pode ganhar, se a abstenção lhe dar o jeito, ou a extrema-esquerda der a volta por trás e aparecendo na extrema -direita.
Enviar um comentário