segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Vida difícil, aqui ao lado

A Espanha teve, ontem, uma viragem histórica. Não tanto pela alternância, que é o habitual, mas pela dimensão do resultado, mostrando o absoluto fracasso e decadência política em que acaba a governação socialista de Zapatero.

Histórico é o tombo do PSOE, com um trambolhão de 15 pontos percentuais e a perda de 4 milhões de votos. Perde 59 deputados. Histórica é também, embora em menor grau, a vitória do PP, que alcança o seu melhor resultado de sempre: subiu 4 pontos e meio ou 550 mil votos; e ganha 32 deputados.

Rajoy, após sete anos de longa - e às vezes muito difícil - porfia, obtém a maioria absoluta no Congresso dos Deputados. E reforça também, de forma estrondosa, a maioria que já tinha no Senado.

Mas o Governo Rajoy não vai ter vida fácil. Não é só a herança Zapatero. É o ambiente geral. Os títulos, de hoje, do EL PAÍS, são sintomáticos:



Na maré actual, não é preciso dizer mais. Ou será mau perder?

Já o ABC destaca, numa análise interessante, as 10 tarefas do novo Governo de centro-direita: Los 10 retos de Rajoy. A lista mostra bem a vastidão e dificuldade da empresa:
  1. Reforma laboral y del empleo
  2. Política fiscal e impositiva
  3. Sanear la banca
  4. Ordenar las cuentas públicas  
  5. Recomponer la política exterior
  6. Regeneración institucional
  7. Pacto por la educación
  8. Agilizar y despolitizar la Justicia
  9. Gestionar el fin definitivo de ETA
  10. Rearme moral y anímico de la sociedad

Sem comentários: