terça-feira, 11 de março de 2014

Um conselho ao líder do PS

«Governo é que inviabiliza o consenso, acusa o PS»



Não estão a ficar fartos?

A J Seguro anda há anos a falar das regras do jogo, em vez de o jogar! É espantoso: cada vez que abre a boca é para criticar a forma, a maneira; nunca o fundo, o conteúdo.

das pouquíssimas propostas que lhe ouvi, as que fez sobre a Justiça, melhor teria feito se estivesse calado. das outras, nem me lembro.

Desconheço inteiramente o que é que AJ Seguro e o PS propõem ao país. Provavelmente, porque não propõem nada.

Mas estou bem recordado das polémicas permanentes sobre as comissões que recusa integrar porque não lhe deram uns papeis, ou porque se recusa a «colaborar» com o Governo, ou porque foi maltratado antes de o convidarem...

Nunca o vi tomar a iniciativa e dizer assim: «estas são as propostas do PS para Portugal; querem sentar-se à mesa e discuti-las connosco?». Tomar a dianteira, a iniciativa, liderar o processo político, Santo Nome de Deus!

Como é que é possível que Seguro ache que os Portugueses vão votar nele e no seu PS, se ao longo de anos não foi capaz de apresentar um projecto coerente para o País?

Se, ao longo de anos, a sua oposição se limitou a criticar a forma das coisas? As birras e as quezílias?

Dou daqui um modesto conselho ao líder do PS: escreva numa folha A4 aquilo que considera essencial para Portugal nos próximos 5 anos. Se for igual ao que o Governo nos propõe, diga que se limitaria a fazer melhor. Se for outra coisa, explique-nos qual é, mas acabe com essa lamuria constante de perdedor crónico, frases gongóricas e retórica sobre a forma de reflectir na maneira de evitar discutir o conteúdo.

Qual é a pressa? Eu digo-lhe: há eleições dentro de ano e meio, e o Senhor não está sequer a começar a estar preparado para Governar Portugal.

Sem comentários: