quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O PCP e a Coreia do Norte


No dia que vai a enterrar Kim Jong-il, o segundo da dinastia comunista norte-coreana, e ascende ao trono não o primogénito, mas o favorito Kim Jong-un, terceiro da linhagem, seria oportuno que o PCP esclarecesse, de uma vez por todas, a sua posição sobre o regime despótico que condena o povo à fome e à miséria e constitui permanente ameaça à paz regional e mundial.


José Lello deixou o repto irónico na Assembleia da República, em reacção à votação dos comunistas contra Václac Havel: não se curvando perante o grande democrata checo, curvar-se-ia o PCP perante Kim II? Não houve resposta ao desafio. Mas, de facto, é oficial, o PCP enviou as suas condolências à Coreia do Norte e não consta que as mandasse à República Checa.

O regime norte-coreano é um quebra-cabeças permanente para os comunistas portugueses. Quando, em 2003, Bernardino Soares exprimiu as suas "dúvidas" sobre se a Coreia do Norte "não seria uma democracia", esse excesso de zelo gerou reacções entre outros comunistas. Mais tarde, Bernardino terá mudado a sua posição ou, pelo menos, a sua verbalização. Mas aquele desabafo ficou-lhe colado como uma segunda pele de que dificilmente se libertará: muitos o recordam em debates parlamentares, a propósito e a despropósito.

Noutras ocasiões, o posicionamento perante a tirania caricatural de Pyongyang voltou a dividir os comunistas portugueses. Mas estamos ainda para saber os fundamentos genuínos dessa reverência patética perante um regime ignóbil. Aguarda-se declaração política do PCP na Assembleia da República, na abertura do Ano Novo. A aplaudir ou a repudiar.

Entretanto, ficam as imagens do enterro, hoje de manhã:


As cerimónias ainda vão durar mais três dias.

4 comentários:

Anónimo disse...

Kaechon, Yodok, Hwasong, Bukchang, Haengyong e Chongjin.

tudo dito.

Sua Reverência de Pérignon disse...

partilho das ideias, bom artigo!

Anónimo disse...

partilho das suas ideias, bom artigo!

Anónimo disse...

http://suareverencia.blogspot.com/