sexta-feira, 6 de abril de 2012

O feriado dos feriados


aqui escrevi contra preconceitos e ignorância a respeito dos feriados religiosos e da sua tradição. A verdade  é que os feriados correspondem tradicionalmente a festas ou solenidades religiosas, seja em Portugal ou noutros países e seja na tradição cristã ou nas tradições de outras crenças e de diversa fé. Os feriados correspondem a grandes momentos colectivos que, atravessando de forma dominante toda a sociedade, se impunham também ao Estado. Foi e é assim em todo o mundo.

Os feriados civis só apareceram na afirmação do Estado moderno, a partir dos séculos XIX e XX. Correspondem a um movimento tipicamente republicano ou de pressão democrática civil no quadro de monarquias constitucionais. 

Os feriados civis aparecem a "imitar", em certo sentido, a tradição religiosa. Correspondem à instituição, no calendário oficial, de novos marcos, expressão de uma espécie de "religiosidade civil" ou "religiosidade secular", por que se procura ligar e unir toda a comunidade em torno de determinados valores civis e da sua celebração colectiva: a Liberdade, o Trabalho, a Vitória numa guerra, a Paz, a Independência Nacional, etc.

Os feriados civis são sempre instituídos com referência a um determinado facto histórico, que se considera particularmente representativo do valor colectivo que pretende assinalar-se. E, com o decurso do tempo, cada feriado acaba por "libertar-se" um pouco da estrita amarra da sua concreta circunstância histórica e assume em plenitude a representação ampla do valor que simboliza. 

Esse é, nomeadamente, o caso do nosso 1º de Dezembro, que reúne toda a comunidade nacional em torno do supremo valor civil, a independência nacional. Por isso é o feriado dos feriados.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Dr Ribeiro e Castro
O que nos querem fazer é tornar Portugal uma sucursal de Espanha.É uma vergonha que esta gente não respeite a Nossa Independência tal como não repeitam o Nosso país quando andam a vender as nossas empresas ao "pataco"E o dinheiro nem para pagar os juros vai chegar.será que não seria melhor pensar em fazer delas a alavanca para impulsionar a nossa economia? não têm ideia nenhuma para o nosso País, e agora retiram os feriados om argumentos de produtividade. Se é assim então porque não tiram os sábados e domingos também, durante 1 ou 2 anos; o País irá ficar... "altamente Produtivo".
Estes Senhores não percebem que o problema da produtividade não tem a ver com os dias de feriado mas sim com o verdadeiro problema do nosso Páis ( em minha opinião ) AS LIDERANÇAS!!!
Até podemos trabalhar 365 e ainda assim o problema não se vai resolver.Isto para além de nos tirarem um ferido - 1º DEZEMBRO - que devia ser um MARCO DAS NOSSAS CELEBRAÇÕES!!!
FORÇA DR RIBEIRO E CASTRO NESTA SUA JUSTA INDIGNAÇÃO; OS PORTUGUESES ESTÃO CONSIGO ( A NAIORIA DO NOSSO POVO)!!!