quarta-feira, 11 de março de 2015

Dia Europeu em Memória das Vítimas do Terrorismo - em vias de esquecimento?

21 coptas egípcios assassinados

Hoje, assinala-se o Dia Europeu em Memória das Vítimas do Terrorismo. Foi instituído em 2004, com referência aos terríveis atentados de Atocha, em Madrid - uma proposta do Parlamento Europeu, adoptada e proclamada pelo Conselho.

A sua celebração tem vindo a ser progressivamente "descafeinada", como se fosse matéria sem importância. 

Já está disponível, em língua inglesa, a mensagem da Comissão Europeia relativa à importante data, emitida conjuntamente pelo 1º Vice-presidente Timmermans, pela Alta Representante e Vice-presidente Mogherini e pelos Comissários Avramopoulos Jourová. É, em rigor, a 10ª celebração desta data solene, no 11º aniversário dos atentados de Madrid.

Porém, no portal do Conselho, nada consta, mesmo na página do Coordenador Contra o Terrorismo, Gilles de Kerchove. Nem uma linha, nem uma menção. E, buscando no arquivo, apenas se encontram as evocações em 2013 e 2012. Nada já em 2014, aparentemente. E nada de novo hoje, também. Ter-se-á esquecido?

E, na agenda do dia de hoje do Parlamento Europeu, que está reunido em plenário em Estrasburgo, também nada consta sobre a data. Veremos no fim do dia. 

Habitualmente, o Presidente do Parlamento Europeu emitia, pelo menos, uma declaração solene. Porém, buscando no arquivo, a última menção que se encontra é referente à evocação do Dia, em 2012... É de lamentar. Mais ainda, se recordarmos que a instituição deste Dia Dia Europeu em Memória das Vítimas do Terrorismo foi inicialmente proposta e aprovada pelo Parlamento Europeu, por uma trágica coincidência em 11 de Março de 2004.

Neste ano de 2015, que abriu com os crimes no Charlie Hebdo e no supermercado judeu de Paris, pelas atrocidades do Boko Haram na África Central e pela degola de 21 cristãos coptas pelo Estado Islâmico, é deveras extraordinário. E tristemente sintomático.

Os terroristas nunca se esquecem. A política europeia parece que sim.

Alastra o terror do Boko Haram

Os atentados de Paris


Sem comentários: