segunda-feira, 2 de março de 2015

Higiene, clima e cultura

Uma das coisas bem feitas que aparecerem recentemente são as newsletters diárias do novo jornal online OBSERVADOR. Tem três: uma matinal, do director David Dinis, 360º; outra, vespertina, Hora de Fecho; e uma última, ao princípio da noite, do publisher José Manuel Fernandes, Macroscópio. Tão bem feitas que a concorrência começou a lançar mão de instrumentos de comunicação semelhantes. São recebidas electronicamente por e-mail pelos leitores registados; mas é pena, tanto quanto suponho, que não fiquem disponíveis online, em arquivo aberto. Cada uma no seu género e com a sua função, constituem apanhados bem interessantes sobre o dia-a-dia e variados temas, ora de fundo, ora da actualidade. Por isso, me permito, com a devida vénia, reproduzir a primeira parte de uma delas neste post.

Na passada terça-feira, 24 de Fevereiro, antes de entrar noutras temáticas das manchetes, José Manuel Fernandes abria o Macroscópio do dia com um tema diferente: "um inquérito realizado por uma empresa de cosméticos chegou à conclusão que quatro em cada cinco mulheres inglesas não toma banho todos os dias". E segue com a polémica que o inquérito gerou, notando José Manuel Fernandes que a questão "aparentemente (...) não surpreende as inglesas, que (...) tiraram-se de cuidados e escreveram crónicas a defender este tipo de hábitos."

Quem quiser, pode seguir  o tema, no excerto do Macroscópio que copio em baixo e com os respectivos links para as fontes directas. Vão ver que vale a pena: divertido e instrutivo. Aqui, só quero deixar registadas as três notas breves que o tema logo ecoou no meu espírito.

A primeira, interrogando-me sobre se a febre obsessiva com as "alterações climáticas" e o "aquecimento global" irá alterar estes hábitos, cultura e costumes de mulheres (e homens também) do norte da Europa.

A segunda, lembrando-me o clima latente na União Europeia de criticismo e conflitualidade entre "países do Norte" e "países do Sul", para constatar que... a final de contas, os PIGS não são porcos.

E a terceira trazendo-me à memória uma história deliciosa que ouvi em Bruxelas, quando era deputado ao Parlamento Europeu. O contexto não foi o de "balneários de parques de campismo ou camaratas de um hostel", que José Manuel Fernandes evoca como acessível confirmação empírica das conclusões daquele inquérito. O contexto era a experiência frequente na Bélgica de sermos submetidos a regulares agressões de "sovaquite aguda" em qualquer elevador em que tivéssemos que circular com muita gente.

Numa dessas observações, contaram-me a história de uma campanha publicitária a um novo desodorizante lançado pela televisão belga, cujo slogan promocional era este: "Desodorizante XYW! Substitui o banho semanal."

Caso para dizer: se non è vero, è ben trovato!

Fiquem com a abertura desta newsletter do OBSERVADOR. Vale a pena.

Macroscópio

Por José Manuel Fernandes, Publisher
Boa noite! 



Depois de alguns dias pesados, o Macroscópio de hoje começa com uma dose de algum divertimento. E não, não é para falarmos dos Óscares. É para falarmos de higiene, ou da falta dela. 
Ponto de partida: um inquérito realizado por uma empresa de cosméticos chegou à conclusão que quatro em cada cinco mulheres inglesas não toma banho todos os dias
Creio que isso não surpreenderá quem alguma vez na vida fez férias com passagens por balneários de parques de campismo ou camaratas de um hostel, mas aparentemente também não surpreende as inglesas, que hoje tiraram-se de cuidados e escreveram crónica a defender este tipo de hábitos. Encontrei duas no Telegraph - I am a filthy woman - and proud of it: Don't take a shower a day, being grubby is part of a British woman's heritage e I don't change my knickers every day. And what? – e uma no Guardian - So most women don’t wash every day – what’s the big deal? Atenção: estes dois jornais são duas das grandes referências de qualidade de imprensa britânica e, digo-vos, vale a pena conhecer os argumentos. Por exemplo: “I applauded our common sense. If you live in a cold climate, aren’t a fishmonger and do little more arduous of a day than pop to Sainsbury’s, why waste all that water?” Ou: “When it comes to sweat and smells, there is a gender divide. I want to know why Flint + Flint didn’t even bother to ask the boys about their bathroom routine. (…) But men aren’t stigmatised for taking part in odour generating activities, or socialised to be embarrassed about basic bodily functions in quite the same way.” Ou ainda: “Cleanliness is relative. Human bodies do not disintegrate if they have not been bathed for three days. The truth is that most people do not have the time or energy for an evening grooming routine.”

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