domingo, 21 de abril de 2013

Os terroristas

Tamerlan e Dzhokhar Tsarnaev

Desgraçado fim de vida vai ser, agora, o de Dzhokhar Tsarnaev, o bombista de Boston, capturado gravemente ferido, depois de uma longa caça ao homem, por toda a cidade e arredores. Tem 19 anos. O irmão mais velho, Tamerlan, morreu no duro tiroteio trocado com a polícia, quando ambos foram localizados, há dias. Ainda mataram um polícia nessa troca de tiros; e Dzhokhar é também suspeito de ter morto o irmão, antes de ter conseguido fugir de novo. 

Nos dias a seguir ao cobarde atentado da Maratona de Boston, em que os irmãos Tsarnaev assassinaram à bomba três vítimas inocentes e feriram quase duas centenas (entre as quais muitas crianças), fez uma vida normal até que a polícia os localizou. Como se não tivesse acontecido nada, foi às aulas e divertiu-se. Tem 19 anos. 

Dir-se-iam imigrantes atrás do american dream, fugidos do pesadelo checheno para a terra de oportunidades americana. Lá longe, no Daguestão, o pai e a mãe juram a inocência dos filhos, enquanto um tio nos Estados Unidos desabafa a sua indignação e vergonha. O que fez uma pessoa assim? O que faz uma pessoa assim? Tem 19 anos.

Sem comentários: