quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Os literatii de esquerda...


Foi uma frase no artigo de hoje de Daniel Oliveira no Expresso online que motivou este meu post; cito:
«Na realidade, não há nada mais confrangedor do que ver o comportamento atarantado do centro-esquerda durante esta crise. Que, em toda a Europa, pode ser verificada pela aceitação generalizada do Tratado Orçamental (que inviabiliza qualquer política social ou expansionista em tempo de crise).»
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/o-muro-de-berlim-dos-socialistas=f850877#ixzz2qaQH7mqp
É toda uma concepção do Estado e da sociedade.

Quando é que a esquerda entende que é possível fazer escolhas mas que não há almoços grátis, todas as opções têm um custo e, como dizia o defunto Gaspar, os portugueses têm de decidir quanto é que estão dispostos a pagar pelo Estado Social que querem ter?

Porque, sim, é possível ter uma política social expansionista; tem é um custo, e esse custo deve ser traduzido em impostos e não, de uma forma insustentável e irresponsável, em dívida.

O acesso ao crédito fácil e irresponsável foi o «petróleo» dos socialistas: em vez de subirem os impostos e deixar o eleitorado julgar a bondade das suas propostas políticas, andaram a comprar votos com o dinheiro dos credores, até que a música parou.

O resultado é que o dinheiro dos impostos que permitiria financiar algumas muito generosas politicas sociais, servem agora para pagar a amortização da divida e ainda assim, temos de reduzir as politicas sociais.

Ai, a esquerda… Não aprende nada!

Sem comentários: