sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

As grandes propostas do PS para a Justiça

"Justiça para portugueses, deste tamanhinho"

Da Convenção do PS “Novo Rumo” parece que resultaram três ideias para a Justiça:
1. Seguro propõe-se reabrir os Tribunais a encerrar por este governo, que estava previsto encerrar pelo governo Sócrates, mas que parece que vão ser encerrados por este governo;
2. Seguro propõe-se criar tribunais especiais (tags: «capitulações», Turquia, Séc. XIX…) para os investidores estrangeiros que não têm tempo a perder com a Justiça portuguesa;
3. Seguro propõe fundir os Supremos com o Tribunal Constitucional (não explicou para quê, ou pelo menos não vem no site do PS).
Comentando brevemente estas três «proposta», ocorre-me, assim de repente, que a 1ª será pura demagogia bacoca, pior ainda se for para cumprir; que a 2ª é repugnante, mesmo, e que espanta que cabeças tão brilhantes tenham ideias tão imbecis e humilhantes.
Já a 3ª exige um pequeno comentário adicional: devo em primeiro lugar aconselhar a leitura da Constituição da República Portuguesa; depois, dizer que até poderia concordar com a ideia, também acho que o Supremo Tribunal Administrativo não tem razão para existir (nem aliás se esforça por mostrá-la) e que não me parece mal que da fusão nasça um verdadeiro Supremo único (a ideia de haver vários “Supremos” é uma contradictio in sensu”) com competência de controlo constitucional.
Mas! E pronto, é preciso ler a CRP primeiro, artigos 200 e tal para a frente. Lidos, resulta à evidência que as propostas do PS, que poderiam até fazer sentido, implicam uma revisão da CRP. Oh, diaxo! O PS, afinal quer alterar a Sacro-Santa? A Santinha Milagreira? A tal que passam o tempo a acusar o governo Passos de violar, de querer violar e de desconhecer?
São ideias soltas, «alembrou-se-me», «tava no banho e bateu-me a ficha», ou é coisa para pensar a sério depois do «Novo Rumo», quando decidirem para onde rumar?

É que se sim, a pergunta que sobra é a de saber por que raio o PS acha que vai ser possível alterar a CRP depois de ser governo e não acha que isso deva ser feito agora, enquanto vai a tempo e podia ser útil, para mudar o País?
"já para estrangeiros..."

Sem comentários: