sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Tiro ao feriado

Há quem procure evitar tomar posição na questão dos feriados a eliminar, dizendo que não faz «hierarquia de feriados» e que «não há feriados mais importantes que outros»

Não é assim: há, como é evidente, feriados mais importantes do que outros. 

Esta não é uma questão que pudesse ser deixada a uma tômbola. Não é uma questão de "tanto faz". Não se resolve numa barraquinha de tiro ao feriado.

O ideal seria, sem dúvida, que todos pudessem ser mantidos, uma vez que todos os feriados traduzem datas e valores de grande simbolismo e significado colectivo. Mas, tendo de sacrificar-se algum ou alguns, é indispensável termos ideia clara da sua hierarquia na sensibilidade nacional, para não eliminar algum de maior consistência.

Ora, podemos ter a ideia que tivermos quanto aos diversos feriados. Mas o que não oferece dúvida é que o mais alto feriado na hierarquia é o 1º de Dezembro: é o feriado que assinala o valor da independência nacional; é o feriado "sine quod non", isto é, sem o qual, não havendo Portugal, não haveria nenhum outro feriado português; e é o mais antigo dos feriados nacionais civis.

Sem comentários: