domingo, 29 de abril de 2012

O domingo da Maria José


Hoje, o domingo é certamente pela Maria José Nogueira Pinto. O evangelho de hoje é o do seu tema favorito, o tema do último artigo que nos deixou, no própria dia em que partiu e publicado no dia seguinte: o Bom Pastor.

Evangelho segundo S. João 10, 11-18. 
Naquele tempo, disse Jesus:
«Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. O mercenário, e o que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo e abandona as ovelhas e foge e o lobo arrebata-as e espanta-as, porque é mercenário e não lhe importam as ovelhas.
Eu sou o bom pastor: conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me, assim como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; e ofereço a minha vida pelas ovelhas.
Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil. Também estas Eu preciso de as trazer e hão-de ouvir a minha voz; e haverá um só rebanho e um só pastor.
É por isto que meu Pai me tem amor: por Eu oferecer a minha vida, para a retomar depois. Ninguém ma tira, mas sou Eu que a ofereço livremente. Tenho poder de a oferecer e poder de a retomar. Tal é o encargo que recebi de meu Pai.»
Era melhor poder escutar este Evangelho ainda estando ela connosco. Mas sabe bem poder recordar a Maria José aqui ou ali, porque pontuou aqui e ali a nossa vida. 

Creio, como ela, que a Maria José vive este 4º Domingo da Páscoa, na companhia do Bom Pastor, Ele mesmo. Faz a nossa mesma leitura. O Senhor é o Bom Pastor, nada nos faltará.

Sem comentários: