sábado, 26 de novembro de 2011

A facturinha

Ontem e hoje, foi notícia de destaque a resposta do Ministério das Finanças a uma pergunta do deputado comunista Honório Novo, a respeito dos encargos com o financiamento de 78 mil milhões de euros recebidos da troika. Junto aqui, por todas, a notícia do "Dinheiro Vivo": Portugal vai pagar à 'troika' até 2026.

O Governo esteve muito bem em ser absolutamente transparente na resposta ao deputado do PCP. Nada a esconder.

Por aqueles 78 mil milhões de "ajuda", vamos ter de pagar 113 mil milhões distribuídos por 15 anos. Este é o custo - colossal - das políticas irresponsáveis que nos conduziram a uma situação de bancarrota - só estacámos na pré-bancarrota porque, na beirinha, fomos salvos do despenhamento no precipício pelo financiamento da troika.

Essas são as condições que tiveram que ser aceites; e que foram negociadas - convém lembrá-lo - ainda pelo governo socialista de José Sócrates. Agora, é cumprir. E conseguir sair do buraco em que fomos metidos.

Mas este elevado custo da assistência recebida cai mal, muito mal. E toda a gente, cidadão comum, o sente - e ressente - como demasiado elevado: 34 mil milhões em juros (!!!) e 655 milhões em comissões (!!!) é muito dinheiro.

É feio, muito feio, carregar em cima de quem é assistido por estar com a corda na garganta. Dir-se-á que... "é a vida". E é verdade: não deveríamos ter-nos deixado colocar nesta situação. Mas o sabor é muito amargo e vai agravar, na opinião pública, o já enorme desprestígio do sistema financeiro.

Cresce o sentimento de que importa criar condições políticas, a nível nacional, europeu e mundial, para pôr na ordem o sistema financeiro de uma vez por todas. As pessoas estão cada vez mais fartas deste sistema e têm a sensação de que é ele que arruina e, depois... cobra. Ninguém se vai esquecer.

Vamos pagar. Mas vamos lembrar-nos. Oxalá!

1 comentário:

Anónimo disse...

pelo que estou a ler além de não ter sido só o anterior governo quem arruinou o pais,tb não foi o antigo governo que assinou o memorando da troika,porque todos os partidos que quiseram discutir o assunto com a dita "salvadora " troika tiveram essa oportunidade!!! vamos-nos deixar de demagogias e chamar os "bois" pelo nome...o partido que agora está no governo concordou com tudo o que foi acertado com a troika.... mais,pelos vistos , até colocou mais medidas de austeridade do que aquelas que eram exigidas pela troika!!!NO MEIO DISTO TUDO A TROIKA É A HEROÍNA NESTE GRANDE ROUBO QUE ESTÃO A FAZER AO POVO PORTUGUÊS...JÁ NÃO BASTAVA OS LADRÕES DITOS PORTUGUESES,AINDA TEMOS DE SUSTENTAR ESSES PARIAS ESTRANGEIROS(F.M.I.) . VAMOS ENRIQUECER OS BOLSOS DESSES MALANDROS COM O SUOR DO NOSSO TRABALHO...NÃO ABRAM OS OLHOS A TEMPO QUE EU NÃO QUERO!!!