sábado, 10 de dezembro de 2011

O que dizem os eurodeputados


Esta é uma hora de eleição para os eurodeputados. Não só para nos dizerem o que pensam e como analisam a crise europeia actual e os desenvolvimentos recentes - o que, só por si, já é importante. Mas também para nos dizerem o que andam a fazer para procurarem influenciar decisões não dirigistas e mais equilibradas para todos. 

Este é um tempo ideal para mostrarem a sua diligência ao serviço do melhor interesse europeu e do melhor interesse nacional. E para nos transmitirem informações sobre o que pensam, e dizem, e comentam, os alemães, os ingleses, os franceses, os suecos, os holandeses, os irlandeses, os italianos, os polacos, os húngaros, etc. Isso é o que nos habilita a raciocinar também "à europeia" e nos pode permitir formar a nossa própria opinião, realista e informada. Se não, somos sempre periféricos e vassalos.

Para quem não viu, foi muito interessante o debate, ontem à noite, no Expresso da Meia-Noite da SIC-Notícias:


A certa altura, resvalou para a "peixeirada". Mas, em geral, teve momentos muito valiosos e regista intervenções muito lúcidas e com chaves de leitura importantes para as próximas semanas.

Se não viu e dispõe de 50', é tempo bem empregue neste fim-de-semana. Quando chegar às "peixeiradas", passe adiante, mas registe a informação substancial do debate.

Sem comentários: