quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O casaco de sonhos em technicolor


A história bíblica de José, vendido como escravo, decifrador de sonhos e feito primeiro-ministro notável, inspirou Andrew Lloyd Weber num célebre musical, que foi êxito retumbante na Broadway, em Londres e noutras capitais. O musical tem um título fabuloso: «Joseph And The Amazing Technicolor Dreamcoat» ("José e o Espantoso Casaco de Sonhos em Technicolor").


O título inspira-se numa túnica multicolor que o pai dera ao seu filho favorito, decifrador de sonhos. É essa túnica que os irmãos, invejosos, fazem chegar ao pai, para, depois de terem vendido José como escravo, levarem o pai a acreditar que ele tinha antes tido um azar e morrido. O pai guarda sempre essa túnica e, muitos anos depois, entrega-a de novo a José, quando todos se reencontram no Egipto: o pai e os irmãos, fugindo da grande fome; José, tornado no primeiro-ministro sábio que salvara o Egipto e aí acolhe também aqueles que, de fora, aí buscam refúgio e sobrevivência. A túnica - o "technicolor dreamcoat" - é o fio condutor da história, na narração do belíssimo musical de Andrew Lloyd Weber. 

Vale a pena ler a história toda no Génesis (Gn, 37-48) e ver e ouvir o musical. Os estudantes, então, sobretudo de filosofia, têm grandes vantagens. Aprende-se e distrai muito. É óptimo para um serão ou um fim-de-semana. Dá para sonhar e fazer sonhar, transformando os sonhos em coisas úteis, em vez de quimeras ou pesadelos. Muito útil, na verdade. Recomendo. Eu, pelo menos, gostei muito.

O filme com a gravação do musical está abundantemente referenciado mundialmente (cfr. IMDB) e ainda se encontra facilmente tanto para ver em DVD (cfr. Amazon), como somente para ouvir em CD (cfr. Amazon). 

A gravação que eu recomendo é a do casting de Londres, que foi a representação que eu vi, há quase vinte anos. É muito boa. Estou certo que também se encontra em Paris. E, com um qualquer "Magalhães", é fácil comprar e encomendar online.

Como cheirinho, deixo apenas um apontamento deste belíssimo musical, com o tema de que gosto mais: «Any Dream Will Do» ("Qualquer Sonho Serve").



Sem comentários: