quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Fazer as contas ao "custo" dos feriados

Antes de ser ministro da Economia, já Álvaro dos Santos Pereira reflectia sobre este ângulo do problema, em entrevistas e no seu blogue. E referia, aí, uma estimativa de que cada feriado, em Portugal, teria um custo de 40 a 50 milhões de euros para a economia nacional.

O número, todavia, que estamos mais habituados a ouvir e a ler, nos últimos anos, é o de que cada feriado ou dia santo custa 37 milhões de euros à nossa economia. Ainda recentemente essa estimativa clássica foi recordada nas notícias do tema.

Se assim for, podemos concluir que o custo de um feriado equivale a 0,02% do PIB nacional. Por conseguinte, quando se fala em eliminar quatro feriados e dias santos, a dúvida que importa pôr é se vale a pena afrontar tradições estabelecidas para ganharmos qualquer coisa como 148 milhões de euros, isto é, 0,09% do PIB? 

Não. O problema tem de ser certamente mais sério. E a resposta mais estruturada, certeira e compreensível. Se não, o melhor mesmo é estar quieto.

O acento tónico está muito bem colocado pelo ministro no problema do "excesso das interrupções da produção". É o que temos que avaliar e discutir.

3 comentários:

brmf disse...

Pela mesma lógica, quanto custam os sábados e domingos à economia? Haja paciência.

Francisco Castelo Branco disse...

Estamos demasiados agarrados à história e religião e os feriados reflectem isso mesmo.

o problema não são os feriados mas as pontes que se fazem e as pessoas aproveitam para descansar.

Anónimo disse...

1º A retirada de um feriado não corresponde ao ganho de um dia útil! Retirar 1 feriado corresponde ao ganho de um dia útil só quando o feriado cai de segunda-feira a sexta-feira, ou seja a retirada de um feriado corresponde ao ganho de 5/7 de dia útil, espero que o Sr. Ministro não se tenha enganado nas contas.

2º Ter feriados não implica pontes nem tolerâncias de ponto. Deixem ficar os feriados e acabem com as tolerâncias de ponto, como por exemplo o dia de Carnaval, haverá coragem?

3º Certamente que não são os 0.02% do PIB que justifica a retirada de cada feriado. Para recuperar essa percentagem ridícula retirava-se dias de férias e mantinha-se os feriados. Mas retirar feriados é muito mais mediático, causa bem mais danos e prepara para danos maiores, esse sim o real objectivo da retirada de feriados.

João