sexta-feira, 19 de julho de 2013

E o CDS?

Depois da declaração de António José Seguro, em que anunciou terem-se gorado as conversações a três (PSD/PS/CDS) para o compromisso de salvação nacional reclamado pelo Presidente da República, a imprensa divulgou as propostas que estiveram em cima da mesa das negociações:
- há uma proposta do PS, que Seguro proclamou com pompa e circunstância na sua declaração televisiva das 20:00 horas; e
- há também uma outra, apresentada como proposta do PSD.
Ora, tendo sido as conversações entre três partidos, pergunto eu: e a proposta do CDS, onde está? 

Fui ver ao portal do CDS e não a encontrei por lá. Pode ser que algum jornal a divulgue, entretanto; ou que, amanhã, na reunião da Comissão Política (já convocada - e bem) seja distribuída e a possamos, então, conhecer também e estudar.

Hoje, por sinal, faz exactamente 39 anos que o Partido do Centro Democrático Social (CDS) foi fundado e apresentado publicamente, no Largo do Caldas, em 19 de Julho de 1974. Os seus primeiros cartazes ilustravam vários dos problemas do país e tinham uma palavra de ordem comum: QUEREMOS RESPONDER. É um desses cartazes míticos que ilustra este post.

Até por isso, particularmente num dia como o de hoje, custa-me não ver a proposta do CDS para o compromisso de salvação nacional. Custa-me sempre ver o CDS ausente das respostas ao pais. E, quanto mais dura e difícil é a situação - como hoje, outra vez - mais necessário é apresentar e aprofundar a solução própria do CDS. Partido responsável quer responder. E responde.

ADENDA:
- às 00:36 de 20.jul.2013: em notícia online do SOL, dá-se conta de que "as propostas do CDS - as únicas que não são ainda conhecidas - foram «em sintonia» com as do PSD, sendo mais curtas e mais políticas." Aguardemos, pois.

Sem comentários: