sexta-feira, 19 de julho de 2013

I am your leader, I must follow you


Vi agora pela televisão: Seguro a entrar na sede do Largo do Rato para a reunião da Comissão Política Nacional dos socialistas. A reunião esteve apontada para ontem, mas foi desmarcada para hoje à noite.

Compreende-se bem, por isso, a razão por que foi anunciada, já com a tarde avançada, a comunicação de António José Seguro, há pouco, às 20:00 horas, em que anunciou o rompimento das conversações com PSD e CDS para um compromisso de salvação nacional. Foi uma operação bem medida para desencavilhar as granadas armadas para agora à noite - uma manobra digna de experimentados peritos em minas e armadilhas.

O tom e a vozearia dentro do PS tinham vindo a subir, em tons graves e agudos da mais variada sorte. De Mário Soares a Isabel Moreira, passando por João Galamba e vários outros, o coro engrossara com ameaças e pressões. E,se não fossem desarticuladas rapidamente as conversações PSD/PS/CDS, não é difícil imaginar as dificuldades e a dureza que Seguro enfrentaria hoje à noite. 

Por isso, ao estilo dos grandes líderes, Seguro avançou... recuando. E escolheu de vez o mote do seu mandato: I am your leader, I must follow you - que é como quem diz "tenho de ir atrás de vocês, pois sou o vosso líder". Não é brilhante, mas é assim. 

"Salvação nacional? O que é isso?" - pergunta, afinal, o PS, completamente desinteressado da sorte dos portugueses e do destino de Portugal. Também não é brilhante, mas é assim. Adiante.

Sem comentários: